Perguntas Frequentes

Quem Somos

Para quem são os serviços da Host Wise?

Proprietários de imóveis que pretendam rentabilizá-los ao máximo através do arrendamento de curta-duração.

O que distingue a Host Wise das outras empresas de alojamento local?

O maior diferenciador da Host Wise é a obsessão com o tratamento analítico dos dados e a constante procura da inovação.

Na gestão de alojamento local, a organização e a otimização de processos para cada canal de venda são de extrema importância e, nesse sentido, a Host Wise dispõe de softwares e de uma equipa de pricing dedicada que nos permite gerir diariamente cada ativo.

Apoiam na decisão de investimento imobiliário?

Sim. A nossa experiência e know-how adquiridos bem como as nossas parcerias com várias agências imobiliárias, permitem-nos apoia-lo a tomar uma decisão acertada e ponderada. Realizamos também estimativas de rentabilidade com base num extenso e constante estudo do mercado e no histórico de apartamentos próprios.

Quanto custam os vossos serviços?

A Host Wise pratica vários modelos de negócio de modo a ir de encontro aos seus interesses.  Os 3 principais modelos que utilizamos são:

  • Modelo de Comissão (19% + cleaning fee paga pelo hóspede)
  • Online Management (9%)
  • Modelo de Renda fixa – Risco Zero

Como posso aderir?

Pode contactar-nos através do nosso formulário ou através dos contactos no fundo da página.

O Que Fazemos

Que serviços oferecem?

Com a Host Wise todas as preocupações relacionadas com o seu imóvel ficam do nosso lado. Os nossos serviços incluem a gestão das diferentes plataformas de reserva, uma equipa dedicada aos check-ins, serviços de limpeza e lavandaria, e também nos encarregamos da faturação e obrigações fiscais.

Saiba mais sobre alguns dos serviços que oferecemos aqui.

Onde trabalham?

Atualmente gerimos propriedades no Porto, em Matosinhos e no Algarve.

Estamos disponíveis para o ajudar mesmo que o seu imóvel esteja fora das nossas zonas atuais. Contacte-nos.

Em que plataformas anunciam?

Anunciamos o seu imóvel em várias plataformas de reservas ao mesmo tempo, e com a ajuda de um software de gestão especializado não existem sobreposições de reservas.

Para maximizar o seu rendimento, trabalhamos com as maiores plataformas a nível mundial, como Airbnb, Booking, Homeaway, Uniplaces, VRBO e Agoda.

Possuem website próprio para captação de reservas?

Sim. A Host Wise realizou um forte investimento na implementação de um website próprio que permite angariação direta de reservas com maior margem de rentabilidade para os proprietários: https://www.hostwise.online/.
Além de uma campanha dedicada de angariação de parceiros empresariais que tem decorrido com sucesso, a Host Wise promove também o seu website em publicidade online de amplo alcance.
Os proprietários conseguem beneficiar deste produto uma comissão de serviço reduzida, de apenas 6%.

Como definem os preços dos meus imóveis?

A Host Wise diferencia-se das restantes empresas de alojamento local através da gestão analítica dos seus ativos e, como tal, tem uma equipa de pricing dedicada que define e acompanha diariamente o preço de todos imóveis no seu portfólio.

Para tal consideramos variáveis como o histórico dos anos anteriores, as variações de procura em tempo real, análise de concorrência, comparação direta com apartamentos considerados similares no nosso portfólio e a análise de eventos locais.

Como funciona o licenciamento de Alojamento Local? A Host Wise está preparada para as novas regras do Alojamento Local?

A Host Wise encarrega-se de todo o processo de licenciamento de Alojamento Local.

Acompanhamos as alterações à Lei do Alojamento Local, incluindo as novas obrigações fiscais, legais e de relação entre Alojamento Local e condomínios. A nossa relação próxima com os nossos parceiros, entre os quais a ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, permite-nos conhecer e antecipar alterações à legislação.

A Host Wise responsabiliza-se pelas obrigações fiscais do Alojamento Local?

Sim, a Host Wise encarrega-se de todas as obrigações fiscais e de impostos relativos à atividade de exploração do imóvel. Encarregamo-nos da emissão de faturas e cobrança do IVA de Alojamento Local.

Assumimos também as restantes obrigações legais como recolha de taxa turística e comunicação ao SEF.

A Gestão de Preço

Utilizam algum software de Revenue Management?

Sim, utilizamos o software de Revenue Management PriceLabs para gestão de preços em alojamento local.

Como funciona o software de revenue management PriceLabs?

O software de Revenue Management, PriceLabs, permite uma gestão de preços e disponibilidade de forma automática guiando-se por regras previamente estabelecidas pela Host Wise:

i. Alteração da estadia mínima em “Orphan Days”, ou seja, no período de 1 ou 2 dias que está disponível entre reservas. Esta automatização permite um aumento de taxa de ocupação e receita no seu alojamento local ao alterar a estadia mínima apenas e só para este período.

ii. Variação do preço consoante taxa de ocupação apresentada, ou seja, o preço irá aumentar se a taxa de ocupação for alta e diminuir se a taxa de ocupação for baixa;

iii. Aumento de preços em períodos onde a procura é alta. O PriceLabs dispõe de dados de mercado relacionados com procura e oferta pelo que quando são identificados picos na procura o preço automaticamente sobe e alerta o Business Analyst ao identificar estes dias com outra cor.

iv. Variação do preço consoante Booking Window verificada, ou seja, os preços vão variar consoante o número de dias de antecedência que existem para um determinado dia.

Finalmente, a Host Wise possui uma equipa de Business Analyst dedicados 100% às tarefas de Revenue Management de forma a garantir de forma diária um controlo de qualidade sobre os preços apresentados no PriceLabs bem como a sua modificação manual sempre que necessário.

Quais os maiores eventos na cidade que permitem aumento de preços?

Tipicamente os eventos que influenciam positivamente os preços na gestão de alojamento local dividem-se em duas grandes categorias:

i. Eventos nacionais / internacionais

Este tipo de eventos está relacionado com feriados nacionais ou internacionais que normalmente se traduzem numa maior deslocação de turistas a diversas cidades e, consequentemente, há um aumento na procura por alojamentos locais.

Neste tipo de eventos destacamos:

a. Passagem de Ano: Permite aumentos entre 200-300%;

b. Natal: Permite aumentos entre 50-100%;

c. Carnaval: Permite aumentos entre 25-50%;

d. Páscoa: Permite aumentos entre 150-250%;

ii. Eventos locais

Este tipo de eventos está relacionado com eventos pontuais que acontecem em determinadas localizações como por exemplo festivais, festas ou eventos desportivos. Assim, os aumentos variam muito consoante a dimensão do evento e o número de novas pessoas que atrai para as cidades.

Que fatores influenciam a gestão de preços?

Existem diversos fatores que influenciam a gestão de preços de um alojamento local, mas aproveitamos para enumerar alguns deles:

i. Sazonalidade: Dependendo da localização do seu alojamento local a sazonalidade pode ser mais ou menos sentida, sendo que em zonas costeiras e rurais a sazonalidade é mais acentuada. No entanto, em Portugal os meses de Verão geralmente têm maior procura que os de Inverno pelo que o preço será superior;

ii. Booking Window: A antecedência de reserva é dos fatores mais importantes na gestão de preços de um alojamento local. Geralmente, quanto maior a antecedência de reserva maior será o preço praticado e receita gerada, enquanto que no curto prazo (last minute) os preços serão menores para aumentar ocupação. No entanto, é sempre importante perceber como está a ocupação na cidade num dado momento, visto que se a ocupação for alta com alguns meses de antecedência podemos arriscar ter preços mais altos last minute.

iii. Semana vs Fim de Semana: Geralmente os fins de semana são mais procurados do que dias da semana pelo que o preço geralmente será maior;

iv. Eventos: Os eventos locais ou nacionais têm um impacto alto na gestão de preços em alojamentos locais, permitindo, assim, um aumento de preços e receita;

v. Orphan Days: Os Orphan Days são períodos curtos (1 ou 2 dias) que ficam vazios entre duas reservas. Como o período é muito específico a procura para esses dias em específico será menor geralmente o preço baixa;

vi. Capacidade do Alojamento Local: A capacidade do seu alojamento local influencia os preços praticados no mesmo e, sobretudo, a antecedência de cada reserva. Assim, tipologias mais altas são reservadas com maior antecedência por grupos grandes, sendo necessário, assim, que a gestão de preços por parte do Business Analyst olhe para uma antecedência de 4-5 meses. Por outro lado, tipolgias mais baixas são reservadas com menor antecedência pelo que a gestão dos preços no futuro pode-se concentrar apenas nos próximos 3 meses.

Aplicam um preço fixo para todo o calendário?

Não, o preço é dinâmico e varia consoante muitos fatores pelo que será diferente de dia para dia e de mês para mês.

Utilizam outro tipo de taxas nos preços aplicados?

Sim, para além do preço base colocado no calendário do seu alojamento local, existem outro tipo de taxas utilizadas e cobradas pela Host Wise aos hóspedes através das plataformas:

i. Taxa de Limpeza A taxa de limpeza é cobrada por estadia e correponde ao valor real da limpeza do seu alojamento local. Poderá haver apenas uma pequena variação da taxa de limpeza entre os meses de Inverno e Verão pela diferença de procura verificada e, consequentemente, pelo aumento do volume de trabalho da equipa operacional da Host Wise, ou seja, mais transportes e mais limpezas.

ii. Taxa de Hóspede Extra A taxa de hóspede extra é uma taxa cobrada por cada hóspede adicional por dia. Por exemplo, se o seu alojamento local tem capacidade para 5 pessoa e definir o preço no seu calendário para 4 pessoas, é possível cobrar uma taxa diária pelo 5º hóspede extra. Na Host Wise, cobramos esta taxa após o número de hóspedes que pode ficar em camas de forma a evitar o desgaste do apartamento, problemas de barulho com vizinhos e alguma limpeza extra que seja necessária. Tal como na taxa de limpeza, este valor pode diminuir entre os meses de Inverno e Verão.

iii. Descontos de Curto e Longo Prazo Os descontos de longo prazo são aplicados para estadias superiores a 6 dias e 28 dias respetivamente e ajudam, sobretudo, a aumentar ocupação. Estes descontos serão maiores em meses onde a procura verificada na cidade é menor (geralmente meses de Inverno) e menores em meses onde a procura verifica é maior (geralmente meses de Verão).

Aplicam alguma diferença de preços entre plataformas de alojamento local?

Sim.

Tendo em conta que as comissões e taxas de serviço cobradas varia de plataforma para plataforma, temos de ajustar os preços praticados em cada uma delas.

Teremos de fazer duas distinções: Preço Final para o hóspede e Receita Gerada.

i. Preço Final para o Hóspede:

O preço estará mais baixo pela seguinte ordem:

1. Website Próprio (0% comissão paga pelo hóspede);

2. Airbnb (13% comissão paga pelo hóspede);

3. Booking (0% comissão pago pelo hóspede)

4. VRBO (13% comissão paga pelo hóspede)

ii. Receita Gerada: A receita gerada será superior pela seguinte ordem:

1. Website Próprio (0% comissão paga pelo anfitrião);

2. VRBO (8% comissão paga pelo anfitrião);

3. Booking (16,1% comissão paga pelo anfitirão)

4. Airbnb (3% comissão paga pelo anfitrião).

Fazem gestão de reservas de longo prazo?

Sim. Fazemos uma gestão mista de reservas short term com reservas long term em alojamentos locais e períodos quando é necessário. Assim, procuramos reservas mais longas para o período de Inverno (Out – Mar) para reduzir o risco de não ocupação e aumentar a receita gerada para o proprietário, trabalhando para isso diretamente com plataformas específicas para o efeito como:

i. Uniplaces;

ii. Nomadx;

iii. InLife;

iv. Idealista;

v. ImoVirtual;

vi. Custo Justo;

Da mesma forma, procuramos aumentar os descontos de longo prazo nas plataformas de short term rental, sendo também uma boa via para conseguirmos reservas longas. Deixamos a nota que esta estratégia é vista com cada proprietário e ajustada às necessidades de cada um.

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